COMO FUNCIONA

ENTENDA NOSSO NEGÓCIO

O RNX FIDC é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a antecipar os direitos creditórios das empresas. O FIDC pode adquirir títulos (cheques e duplicatas) originados de uma venda a prazo de seus cedentes. A figura ao lado ilustra o funcionamento básico de um FIDC:

RNX FIDC - DESCONTO DE CHEQUES E DUPLICATAS

1 - A empresa (cedente) vende um produto ou serviço a prazo para o consumidor (sacado).
2 - A empresa cede seus direitos creditórios ao FIDC e antecipa sua venda a prazo.
3 - O RNX FIDC calcula o deságio e negocia com o seu cedente.
4 - O Fundo paga à vista ao cedente pela cessão do título de crédito.
5 - No vencimento das prestações, o consumidor (sacado) irá liquidar o título em um determinado banco, que repassa diretamente os recursos para o FIDC.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como é feito para enviar as duplicatas para negociação?

Pode ser enviado através do nosso programa, denominado Remessa QPROF, disponibilizado aos clientes. Através do programa, o arquivo é gerado e exportado ao nosso sistema através de nosso site. Se o cliente tiver o arquivo CNAB 444, com XML incluído, há a possibilidade de importação direta em nosso sistema.

Os boletos são gerados pelo banco Bradesco e enviados pelos correios. Também é enviado para o e-mail do sacado e disponibilizado no DDA (Débito Direto Autorizado) para que o mesmo possa emitir 2ª via do boleto.

Sim. O cedente recebe um usuário e senha para acesso em nosso site no campo “Acesso Clientes”. Por meio deste acesso, o cedente poderá consultar relatórios de liquidações e títulos em aberto de cada sacado. E ainda, é liberado ao cedente a emissão de 2ª via dos boletos, emissão de boletos atualizados, efetivação de abatimentos e prorrogações. Além de ter acesso às informações pelo site, o cedente receberá em seu e-mail todos os dias um relatório dos títulos de sua carteira, contendo relatório de liquidações e títulos vencidos.

É possível, enviando as operações para desconto até as 15 horas, o valor é transferido para a conta do cedente no mesmo dia.

O cedente fica responsável em recomprar este título vencido no prazo estipulado pelo RNX.

Qualquer empresa que possua vendas a prazo para antecipar e receber o valor à vista de forma rápida e fácil. Com o intuito de conseguir mais capital de giro e melhorar seu fluxo de caixa.